sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MMA lança Livro Vermelho das espécies em extinção

MMA lança Livro Vermelho das espécies em extinção
Publicação organizada pelo Ministério divulga, pela primeira vez, uma única lista com todos os animais que o governo brasileiro reconhece como ameaçados de desaparecerem da natureza. São 627 espécies, a maior parte habita a Mata Atlântica, bioma brasileiro mais devastado. E, desta vez, os peixes também estão incluídos

Por Roberta Ávila

O Livro Vermelho do MMA - Ministério do Meio Ambiente lista - em mais de mil e quatrocentas páginas, distribuídas em dois volumes - dados sobre a biologia e a distribuição geográfica das espécies ameaçadas de extinção no Brasil. São 627 espécies: 130 invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos. Elaborado a partir das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, o livro reúne, pela primeira vez, em uma única obra, todas as espécies que o governo brasileiro reconhece que podem desaparecer da Terra.O MMA lança o livro para alertar a sociedade sobre o aumento do número de espécies que correm o risco de desaparecer. Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente, quer que todas unidades de conservação tenham um exemplar e ainda analisa com Fernando Haddad, Ministro da Educação, a possibilidade de distribuir o guia nas escolas públicas também. O mapeamento das condições de vida desses animais também será útil para estabelecer quais são as principais ameaças e quais as melhores estratégias de conservação. O livro constata, por exemplo, que a Mata Atlântica é o bioma com o maior número de espécies ameaçadas, logo a preservação das regiões de mata que restam se faz necessária para impedir o fim destas e de outras espécies do local. Depois da Mata Atlântica, os biomas mais afetados são o Cerrado, a Zona Costeira e a Zona Marítima. Para reverter esse quadro, Minc afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolasA primeira lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção foi feita em 1968 e somava 44 espécies. Mais informações podem ser encontradas no site do MMA, no espaço especial sobre a Fauna Ameçada.
O Livro Vermelho do
MMA - Ministério do Meio Ambiente lista - em mais de mil e quatrocentas páginas, distribuídas em dois volumes - dados sobre a biologia e a distribuição geográfica das espécies ameaçadas de extinção no Brasil. São 627 espécies: 130 invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos. Elaborado a partir das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, o livro reúne, pela primeira vez, em uma única obra, todas as espécies que o governo brasileiro reconhece que podem desaparecer da Terra.O MMA lança o livro para alertar a sociedade sobre o aumento do número de espécies que correm o risco de desaparecer. Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente, quer que todas unidades de conservação tenham um exemplar e ainda analisa com Fernando Haddad, Ministro da Educação, a possibilidade de distribuir o guia nas escolas públicas também. O mapeamento das condições de vida desses animais também será útil para estabelecer quais são as principais ameaças e quais as melhores estratégias de conservação. O livro constata, por exemplo, que a Mata Atlântica é o bioma com o maior número de espécies ameaçadas, logo a preservação das regiões de mata que restam se faz necessária para impedir o fim destas e de outras espécies do local. Depois da Mata Atlântica, os biomas mais afetados são o Cerrado, a Zona Costeira e a Zona Marítima. Para reverter esse quadro, Minc afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolasA primeira lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção foi feita em 1968 e somava 44 espécies. Mais informações podem ser encontradas no site do MMA, no espaço especial sobre a Fauna Ameçada.

Acesso em: 21 nov. 2008.
Enviada por: Manuela Storti Pinto.

Nenhum comentário: