sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Começa a capacitação dos colaboradores da Nestlé sobre Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito

01/07/2008
Fábrica de Caçapava, no interior de São Paulo, faz piloto de projeto que poderá ser aplicado em toda a empresa.

A Nestlé, parceira pioneira do Instituto Akatu, está divulgando, para seus funcionários da unidade de Caçapava (SP), informações sobre Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito. A expectativa é que o projeto, realizado em conjunto com o Akatu e iniciado em maio, contribua para o aumento da percepção, por parte dos colaboradores, de que suas escolhas de consumo, se realizadas de forma consciente, podem trazer impactos positivos para toda a sociedade, o meio ambiente e a economia.


O tema do projeto, segundo Valentim Lima, gerente de RH da unidade, foi escolhido para ajudar aos colaboradores da unidade a fazer uma boa gestão de seus recursos financeiros e analisar os impactos que suas escolhas de consumo geram não só sobre a pessoa e sua família, mas também sobre as relações sociais, a natureza e a economia.

O início do processo foi no ano passado, com uma palestra de sensibilização para os funcionários, proferida pelas consultoras do Akatu, Maluh Barciotte e Lourdes Hoeltz, para o tema do consumo consciente de dinheiro e crédito. Após a palestra inicial, o Akatu iniciou um processo de capacitação de cerca de 30 colaboradores para o tema, com a consultora Elaine Toledo, por meio de dinâmicas, oficinas, apresentações e jogos. O objetivo era torná-los “multiplicadores”, ou seja, aptos a sensibilizar e mobilizar seus colegas de trabalho para o tema, transmitindo seus conhecimentos sobre o assunto.

O Instituto Akatu também é responsável pelo fornecimento de conteúdo para as mensagens que ficam expostas em um painel, atualizado periodicamente, localizado em uma área de convivência da empresa. O aviso de mudança das informações no painel é dado por meio de um jornal disponível no refeitório, onde os cerca de 1.200 colaboradores da unidade fazem suas refeições diárias. Os multiplicadores são estimulados a incentivar os colegas a tomarem conhecimento das dicas e informações úteis contidas no mural. Para complementar o aprendizado, a Nestlé também inclui informações sobre o projeto em seus vários veículos de comunicação (entre eles, o Participativo Família, que é enviado para as famílias dos funcionários) e disponibiliza, em sua biblioteca, materiais de apoio e jogos eletrônicos do Akatu sobre dinheiro e crédito.

O projeto, ainda em fase piloto, tem previsão de duração de 8 meses. Lima diz que está satisfeito com a sua evolução e ainda enxerga o projeto como uma boa oportunidade de aprendizado. “A unidade de Caçapava recebe muitos projetos novos e o fato de esse ser um piloto é uma coisa boa. Indica que há possibilidade de errar e eventualmente mudar alguma direção durante o processo”, conta ele.

Disponível em: <http://www.akatu.com.br/>.
Acesso em: 8 ago 2008.

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